todas as atualizações em facebook/villapampilhosahoteltodas as atualizações sobre a abertura, OFERTAS ESPECIAIS de inauguração e novidades, AQUI!

Localização

O Tempo

Find more about Weather in Coimbra, PO

Visite a Pampilhosa

Aldeias do Xisto

São 27 as Aldeias do Xisto distribuídas pela Região Centro, num território de enorme beleza que oferece experiências únicas.

Duas dessas maravilhas, situam-se no concelho da Pampilhosa da Serra, a dois passos do Villa Pampilhosa Hotel, Fajão e Janeiro de Baixo.

 

Fajão

Antiga Vila, encaixada numa pitoresca concha da Serra, alcandorada sobre o Rio Ceira, perto da sua nascente, entre altos e gigantescos penedos de quartzito, cuja configuração faz lembrar antigos castelos naturais. Quem quiser fazer alpinismo e escalar estes penedos poderá usufruir de um espectáculo único de um “deslumbrante panorama de dilatados horizontes que vem lá do fundo da Beira Baixa e da Estremadura, num mar de serras pardas, amarelas, azuis e violetas, cuja ondulação lembra uma grande cavalgada que se levanta a carregar sobre a Estrela” (FILIPE, Guilherme, in Guia de Portugal (coord. Raúl Proença), 3º vol, 394).

Vá ao adro da igreja, sinta a frescura da Fonte Velha. Percorra os pátios do largo da cadeia e do Museu Monsenhor Nunes Pereira para chegar ao topo da aldeia. Lá a piscina aguarda os dias de Verão. No percurso tome atenção às tramelas que escondem as fechaduras, bem como outros pormenores arquitectónicos singulares. Acompanhe a história contada nos painéis de ardósia que remetem para os “Contos de Fajão”. Siga os passos do Juiz, sente-se à sua mesa no restaurante com o mesmo nome e descubra porque é que a gastronomia é um dos atractivos maiores de Fajão, com o cabrito assado, o bacalhau ou a tigelada.

 

Janeiro de Baixo

O Zêzere acaba de descobrir Janeiro de Baixo. Um moinho escavado na rocha saúda a sua chegada. Ali à frente, podemos desfrutá-lo no parque de campismo ou na zona de lazer. O núcleo central da aldeia, sua igreja e capelas, sentem a envolvência do rio e tranquilizam-no com mais murmúrios de xisto que ele voltará a receber em Álvaro e em Pedrógão Pequeno. São as cumplicidades do Zêzere com as Aldeias do Xisto.

Janeiro de Baixo está rodeado de um conjunto harmonioso de serras, penedos e vales, albufeiras, rios e ribeiras que apetece explorar. Ali próximo está a Barragem de Sta. Luzia. Mas dentro da Aldeia há todo um conjunto de pontos de interesse que nos prendem, desde o património religioso e arquitectónico até à curiosa memória do "Tronco", lugar onde antigamente se ferravam os animais.

 

Caso pretenda fazer uma caminhada e Inspirar natureza escolha qual dos caminhos do xisto o seduz mais:

PR1: "Penedos de Fajão"

O percurso deste Caminho passa por alguns dos pontos paisagísticos mais interessantes em redor desta aldeia que surge e emerge alcantilada num recanto da serra... (ver mais)

 

PR2: "Voltinhas do Ceira"

Com início e fim no mesmo local, junto da Igreja Matriz de Fajão, desce até Ponte de Fajão, passando pela Capela de S. Salvador... (ver mais)

 

PR3: "Barragem de Santa Luzia"

Com início no paredão da Barragem de Santa Luzia, que se encontra encaixado num grande penedo quartezítico, de grande beleza.
O percurso atravessa o paredão e segue junto às margens da albufeira em direcção a Vidual de Cima... (ver mais)

 

PR4: "Janeiro de Baixo"

Este percurso por Janeiro de Baixo, aldeia edificada na margem direita do rio Zêzere, o que lhe confere uma situação de grande beleza e algo nostálgica, rodeia-se por um conjunto harmonioso de serras, penedos e vales, albufeiras, rios e ribeiras que apetece explorar... (ver mais)

 

PR6: "Porto de Vacas"

O percurso tem início no Largo das Festas e avança para a conquista dos íngremes barrocos do Vale Fragoso, Vale dos Pássaros e Vale da Casa... (ver mais)

Add-To-TomTom