todas as atualizações em facebook/villapampilhosahoteltodas as atualizações sobre a abertura, OFERTAS ESPECIAIS de inauguração e novidades, AQUI!

Localização

O Tempo

Find more about Weather in Coimbra, PO

Paixão pelo Conhecimento

Os Centros Ciência Viva são espaços interactivos de divulgação científica e tecnológica distribuídos pelo território nacional, funcionando como plataformas de desenvolvimento regional - científico, cultural e económico - através da dinamização dos actores regionais mais activos nestas áreas, nomeadamente no caso da Pampilhosa da Serra  onde está instalado o maior Radiotelescopio do país.

Radiotelescopio
Museu Monsenhor Nunes Pereira
Biblioteca Joanina Universidade de Coimbra

O Telescópio tem 9 metros de diâmetro e uma área colectora maior que um apartamento T2 (80m2) e foi doado pela PORTUGAL TELECOM.

Esta antena do Projecto GEM está operacional no concelho de Pampilhosa da Serra, numa parceria da Câmara Municipal e do Instituto de Telecomunicações, com participação internacional de Instituições de Investigação ligadas à NASA e AESA, entre estas a Universidade da Califórnia, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil, a Universidade de Milão e o Instituto de Astrofísica de Itália, contando também com Investigadores da Missão Espacial PLANCK.

Este radiotelescópio está dedicado a rastreios da Via Láctea para uso de Missões Espaciais.
Juntamente com este projecto a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra desenvolveu um projecto educativo levando ao aparecimento de duas grandes linhas de acção com impacto no entusiasmo pela Ciência do Concelho:

- A acção "Cientistas na Serra", dinamizado pela Fábrica Ciência Viva da Universidade de Aveiro e o programa "Hands on Universe", coordenado pelo NUCLIO e que instalará uma antena de 3 metros para uso remoto pelas Escolas de toda a Europa.

Adicionalmente serão lançadas as fundações para a instalação de um Telescópio de 9 metros para rastreios das Explosões Solares num projecto complementar à monitorização da Metereologia do Espaço pela AESA, um projecto coordenado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Add-To-TomTom